quinta-feira, 3 de março de 2011

PARABÉNS MULHERES



Homenagem a todas as mulheres fantásticas que
integram a família Murilo Braga.
Felicidades neste dia tão especial.
Parabéns!

Goiânia, março de 2011

terça-feira, 1 de março de 2011

A Cidadania e o Espaço Escolar


A constituição de 1988 representa um marco para sociedade brasileira, pois a cidadania é definida como um dos princípios básicos da vida, onde o cidadão possa exercer seu papel na construção da democracia social. As instituições, como as escolas, e os atores sociais precisam estar comprometidos com a formação cidadã.

Pensando na formação dos nossos alunos, estamos realizando o momento da cidadania. Nesta vertente, estamos investindo no processo de conscientização dos discentes, a fim de obter um espaço limpo e organizado o suficiente para garantir uma boa aprendizagem. Como primeiro ato, estamos efetivando a limpeza das carteiras. Os alunos serão responsáveis pelo cuidado e conservação da sua carteira que é um patrimônio público o qual pertence a todos nós.
O diretor Sebastião Cavalcante sugeriu entregar aos alunos um cadeado com a chave da sala, durante o recreio, a sala ficará trancada, isso leva os alunos a sentirem responsáveis por seu ambiente escolar e com certeza carteiras limpas livre de rabiscos fará com que o ambiente fique mais agradável.
A priori nossa pretensão não é a mudança radical de seus comportamentos, mas, através desta participação e conscientização, que todos estejam engajados permitindo aos próprios alunos através de pequenas ações como, por exemplo, limpar o que rabiscou. Que esta atitude ajude-os construir o conhecimento necessário para pequenas mudanças que serão a base para o desenvolvimento de um futuro cidadão que saiba exercer plenamente a cidadania.
Algumas sugestões foram colocadas,

1- Colaborar na limpeza e conservação da escola, não jogando lixo no chão, não riscando as paredes ou carteiras para o seu próprio bem estar no local.
2- Quando usar o banheiro, não se esquecer de dar descarga, lavar as mãos e fechar a torneira.
3-Demonstrar a educação que recebe em seu lar e na escola fazendo uso de certas palavras mágicas: obrigado, por favor, com licença, desculpe-me...

Ivani de Brito
Professora de Filosofia.


Respeitar as diferenças é amar as pessoas como elas são!

O respeito e valorização perante as diferenças
Turmas 6º e 7º Ano (vespertino)

O convívio com a diferença auxilia as crianças e jovens a se perceberem como sujeitos que se diferenciam pelas ideias, desejos, formas de vida etc. Isso ajuda a perceber que cada um faz parte de um universo amplo e riquíssimo de expressões.
Pensando nesta questão me vesti de uma cor de cabelo diferente preparei o plano de aula e coloquei em prática. A princípio a curiosidade dos alunos era porque eu estava diferente. Durante o linhavar das aulas e com apresentação do texto, foram aos poucos se expressando e se desvelando, reconhecendo que somos diferentes e que alguns precisam de mais atenção, e que ser diferente não muda a estrutura do aprendizado, pelo contrário enriquece.

Respeitar as diferenças é amar as pessoas como elas são.
“Conta a lenda que vários bichos decidiram fundar uma escola.
Para isso reuniram-se e começaram a escolher os cursos que seriam oferecidos.
O pássaro insistiu para que houvesse aulas de vôo.
O esquilo achou que ensinar sobre a subida em árvores era fundamental.
E o coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída.
Depois de um grande debate, resolveram incluir todos os cursos sugeridos.
Mas, cometeram um grande erro.
Insistiram para que todos os bichos praticassem todos os cursos oferecidos.
O coelho foi magnífico na corrida. Ninguém corria como ele. Mas queriam ensiná-lo a voar. Colocaram-no numa árvore e disseram:
“Voa Coelho”. Ele saltou lá de cima e pluft… coitadinho! Quebrou as pernas. Ele não conseguiu aprendeu a voar e parou de correr.
O pássaro voava divinamente, mas o obrigaram a cavar buracos como uma toupeira. Nesta aula ele quebrou o bico e as asas, e depois não conseguia voar mais.
A escola teve que fechar, pois não conseguiram aceitar as diferenças “

Reflexão
Todos nós somos diferentes uns dos outros e cada um tem suas próprias qualidades dadas por Deus.
Devemos respeitar as diferenças “Não podemos exigir ou forçar para que as outras pessoas sejam parecidas conosco ou tenham nossas qualidades.”

A convite das Professoras Chíntia e Cacilda visitei seus alunos e registramos o momento.
Foi uma tarde de muita alegria e participação dos nossos alunos. Plantamos a semente...

Professora Ivani de Brito
Colégio Estadual Murilo Braga Goiânia-GO